estrelinhas

10 de dezembro de 2011

Métodos contraceptivos eficientes




ü Como escolher o melhor método contraceptivo para mim?
A melhor escolha é aquela feita após muita informação. Procure o seu médico ou um serviço de saúde e fique por dentro dos métodos disponíveis e como ter acesso ao que mais se adequar ao seu caso.

ü Qual o mais eficiente?
Não existem métodos 100% eficazes, todos têm  uma margem de falha. Cada um tem vantagens e desvantagens que devem ser observadas.

Como a pílula atua?
Ela é composta por dois tipos de hormônios, o estrógeno e a progesterona, que impedem a liberação do óvulo.
Elas também dificultam a passagem dos espermatozóides para o inteiror do útero.

ü Existem implicações?
Pode ocorrer diminuição no fluxo menstrual, enjoos, aumento de peso, dores de cabeça leves, entre outros sintomas.
O importante é não interromper o uso da pílula antes de consultar o ginecologista. O coro da mulher pode demorar um pouco para se adaptar ao medicamento.

ü Quando tomar a pílula de emergência?
Ela não deve ser usada como método anticoncepcional de rotina, pois possui uma grande dosagem de hormônio. No máximo, ela deve ser tomada até 72 horas após uma relação sexual desprotegida.

ü Pílula x cigarro:
O cigarro aumenta os riscos de desenvolver doenças do coração. Por isso, fumantes com mais de 35 anos não devem usar pílula combinada (que contém estrogênio e progesterona). É importante, nessa fase, a mulher fazer um acompanhamento médico.

ü Por que a camisinha é tão importante?
Porque além de ser um método para prevenir a gravidez, é um poderoso instrumento na prevenção da DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis). Independentemente se você já usa outro método, a camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais.

ü Qual a maneira correta de usá-la?

A camisinha deve ser colocada antes da penetração por cima da cabeça do pênis quando ele já estiver ereto.
Segure a ponta da camisinha entre os dedos e desenrole com a outra mão. É importante deixar uma folga em ar na ponta para que a camisinha receba o esperma.
Depois da ejaculação, o pênis deve ser retirado ainda ereto da vagina, evitando que o esperma escape pelas laterais do preservativo.

ü E o diafragma, causa algum desconforto?
Se ele estiver colocado corretamente, não. O diafragma pode ser de borracha ou silicone, possui uma borda em forma de anel que cobre o colo do útero, impedindo a entrada do espermatozóide.
Como pode ser encontrado em  diversos tamanhos, é necessário que um profissional de saúde faça uma medição para determinar o mais adequado a cada mulher.

É preciso algum tipo de preparação para a colocação do DIU?
É preciso ter certeza de que a mulher não está grávida, não tem algum tipo de infecção ou DSTs.
O dispositivo pode ser colocado (sempre por um profissional de saúde) em qualquer idade, em mulheres com vida sexual ativa, mas tem mais chances de dar certo nas que já tiveram filhos em função do tamanho do útero ser maior.

ü Ele atrapalha a relação sexual?
Não. O DIU não atrapalha a mulher e não machuca o pênis durante a relação sexual.

ü A vasectomia é um método seguro?
É um método considerado permanente.
Quanto maior o tempo entre a cirurgia e a tentativa de revertê-la, menores as chances de sucesso.
Nas primeiras ejaculações ainda há presença de espermatozóides. Até que o exame de espermograma dê negativo, deve-se usar algum método para evitar a gravidez.
Após a cirurgia, o desejo sexual masculina continuam iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover